
Institucional
Política de Direitos Humanos
Política de Direitos Humanos Grupo Yamaha Motor
Com a nossa missão corporativa de "Ser a empresa que cria Kando para oferecer novos estímulos e uma vida mais plena para as pessoas em todo o mundo", priorizamos "o cumprimento das responsabilidades sociais em todo o planeta" como um dos princípios de nossa administração.
Para cumprir estes objetivos e nossas responsabilidades sociais perante todos os interessados, damos muita importância à comunicação com todos os nossos stakeholders e nos esforçamos para contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade através de nossas atividades comerciais baseadas em nossa filosofia corporativa.
O respeito aos direitos humanos é uma das questões mais vitalmente importantes para alcançar estes objetivos. Colocando o respeito aos direitos humanos como base de nossas atividades comerciais, nós estabelecemos, por meio desta, a Política de Direitos Humanos do Grupo Yamaha Motor e envidaremos todos os esforços para cumprir as nossas responsabilidades como uma empresa que atua globalmente.
1. Compromisso de respeito aos direitos humanos
Reconhecendo as nossas responsabilidades corporativas para alcançar uma sociedade na qual a dignidade de todas as pessoas seja protegida, o Grupo Yamaha Motor envidará todos os esforços para respeitar os direitos humanos de todos os stakeholders nas cadeias de suprimento do grupo (incluindo a proibição e prevenção de todas as formas de discriminação, trabalho forçado, trabalho infantil, tratamento desumano; bem como criando ambientes de trabalho seguros e saudáveis).
2. Escopo da aplicação
Esta política se aplica a todos os membros do conselho e aos funcionários da Yamaha Motor Co., Ltd., e de suas subsidiárias e estará refletida nas atividades comerciais do Grupo Yamaha Motor. Também exigiremos que todos os nossos parceiros comerciais, incluindo fornecedores e varejistas, compreendam e apoiem esta política.
3. Leis e regulamentos e princípios internacionais que regem os direitos humanos
O Grupo Yamaha Motor respeita os princípios internacionais que regem os direitos humanos* e criou esta política com base nestes princípios.
O Grupo Yamaha Motor cumprirá as leis e os regulamentos dos países e regiões onde realizamos nossos negócios. Quando as normas, leis e regulamentos internacionalmente reconhecidos que regem os direitos humanos não são consistentes em tais países e regiões, buscaremos maneiras de respeitar as normas internacionalmente reconhecidas que regem os direitos humanos sempre que possível.
*Regras internacionais sobre direitos humanos incluem a Carta Internacional dos Direitos Humanos (Declaração Universal dos Direitos Humanos e Carta Internacional dos Direitos Humanos (Direitos Sociais, Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos)), Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Pacto Global das Nações Unidas e Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre as Empresas e os Direitos Humanos etc.
4. Governança
Nós nomearemos especificamente os membros do conselho responsáveis por estabelecer e realizar esta política, estabelecer a estrutura organizacional interna apropriada e refletir a política nas atividades comerciais e nos procedimentos operacionais conforme o necessário.
5. Diligência devida dos direitos humanos
O Grupo Yamaha Motor conduzirá a diligência devida dos direitos humanos para as nossas atividades comerciais visando identificar, evitar e mitigar os impactos negativos nos direitos humanos.
6. Correções e assistência
Se testemunharmos qualquer impacto negativo nos direitos humanos causado por nossas atividades comerciais, faremos esforços para corrigir e remediar tais situações através das investigações e respostas apropriadas, desenvolvendo um mecanismo para abordar as queixas com efetividade.
7. Educação
Realizaremos atividades educacionais e de conscientização para garantir que esta política seja compreendida e esteja refletida em todas as atividades comerciais do Grupo Yamaha Motor.
8. Comunicação e divulgação
Divulgaremos de maneira apropriada os resultados de nossa diligência devida de direitos humanos e o andamento das iniciativas respectivas, baseadas nesta política, através de canais como a nossa página na Internet, além de outros.
9. Comunicação com nossos stakeholders
Teremos uma conversação contínua com os stakeholders relevantes sobre impactos negativos marcantes ou em potencial nos direitos humanos, considerando as opiniões de especialistas reconhecidos neste campo.
*Esta política foi aprovada pelo Comitê de Sustentabilidade do Conselho de Administração da Yamaha Motor.
Data do estabelecimento: 22 de março de 2023
Yoshihiro Hidaka
Presidente, CEO e
Diretor Representante
Yamaha Motor Co., Ltd.


